História
da Educação Infantil na Europa e no Brasil no século XX até dias atuais
Período
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Europa
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Brasil
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1900 – 1910
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1910 – 1920
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Movimento das Escolas Novas
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1920 – 1930
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(1922) – Primeiro Congresso
Brasileiro de Proteção à Infância.
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(1924) – Associação Brasileira de Educação.
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(1930) - Criação
do Ministério da Educação e Saúde Pública.
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1930 – 1940
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Decroly
elaborou uma metodologia de ensino baseada no interesse da criança. Pensava em centro de interesse se
estruturando em três eixos: observação, associação e expressão.
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(1932) - Criação do Instituto de Proteção à Infância.
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(1932) – Manifesto dos Pioneiros da Educação.
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(1940) - Criação do Departamento Nacional da Criança.
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1940 – 1950
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Criado o primeiro Jardim de Infância.
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Surge a preocupação com a situação social da infância e a ideia da
criança como portadora de direitos.
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(1941) - Criada
a Legião Brasileira de Assistência (LBA), com o objetivo de coordenar os
serviços sociais do governo, sendo formuladora e executora da política
governamental de assistência destinada à família e ao atendimento da
maternidade e da infância.
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1950 – 1960
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(1959) - Promulgação da Declaração Universal dos
Direitos da Criança.
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1960 – 1970
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“Projeto Head Start”
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(1961) - Aprovada a Lei de Diretrizes e Bases da Educação.
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1970 – 1980
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(1980) - Cenário
de grande mobilização em torno dos direitos das crianças e dos adolescentes,
com ampla participação da sociedade civil, resultando em um novo ordenamento
legal e em uma nova doutrina da infância, na qual a criança deixa de ser
vista como objeto de tutela e passa a ser considerada sujeito de direitos,
dentre eles a educação infantil.
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1980 - 1990
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(1988) - Fica
estabelecido que as creches e pré-escolas fariam parte dos sistemas
educacionais.
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(1989)
- Convenção Mundial dos Direitos da Criança.
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(1996) - Com a Lei de Diretrizes e Bases da
Educação, a educação infantil começa a ser encarada como parte do sistema
educacional brasileiro.
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(1998) - Sai o
Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, que tinha o objetivo
de orientar o trabalho das instituições destinadas a Educação Infantil.
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1990 - 2000
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Fontes:
CARVALHO, Denise Maria de. Educação
Infantil: História, contemporaneidade e Formação de Professores. Disponível
em:
<http://www.sbhe.org.br/novo/congressos/cbhe2/pdfs/Tema3/3117.pdf>.
Acesso em: 08 set. 2015.
OLIVEIRA, Zilma R. de (org.). Educação
Infantil: fundamentos e métodos. 7ª ed. São Paulo: Cortez, 2011.
PASCHOAL, Jaqueline Delgado. A
história da Educação Infantil no Brasil: avanços, retrocessos e desafios dessa
modalidade educacional. In. Revista HISTEDBR On-line. Disponível em:
<http://www.histedbr.fae.unicamp.br/revista/edicoes/33/art05_33.pdf>.
Acesso em: 08 set. 2015.
Site Direcional Educador.com.
Disponível em:
<http://www.direcionaleducador.com.br/curso-livre-sequencia-didatica-na-educacao-infanti/a-sequencia-didatica-no-planejamento-da-rotina>.
Acesso em: 08 set. 2015.
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