sexta-feira, 27 de novembro de 2015

História da Educação Infantil na Europa e no Brasil no século XX até dias atuais

História da Educação Infantil na Europa e no Brasil no século XX até dias atuais
Período
Europa
Brasil
1900 – 1910
  • (1907) - Surgiu a “Casa das Crianças”: sala para educação de crianças sem deficiências, organizada por Maria Montessori.

  • (1900) - Casa dos Expostos/ Roda
1910 – 1920
·         Movimento das Escolas Novas
·          
1920 – 1930

·          (1922) – Primeiro Congresso Brasileiro de Proteção à Infância.
·         (1924) – Associação Brasileira de Educação.
·         (1930) - Criação do Ministério da Educação e Saúde Pública.
1930   – 1940
·         Decroly elaborou uma metodologia de ensino baseada no interesse da criança.  Pensava em centro de interesse se estruturando em três eixos: observação, associação e expressão.
·         (1932) - Criação do Instituto de Proteção à Infância.
·         (1932) – Manifesto dos Pioneiros da Educação.
·         (1940) - Criação do Departamento Nacional da Criança.
1940 – 1950
·         Criado o primeiro Jardim de Infância.
·         Surge a preocupação com a situação social da infância e a ideia da criança como portadora de direitos.
·         (1941) - Criada a Legião Brasileira de Assistência (LBA), com o objetivo de coordenar os serviços sociais do governo, sendo formuladora e executora da política governamental de assistência destinada à família e ao atendimento da maternidade e da infância.
1950 – 1960
  • (1959) -  Promulgação da Declaração Universal dos Direitos da Criança.
  • Para Celestin Freinet  a  educação que a escola dava às crianças deveria extrapolar os limites da sala de aula e integrar-se as experiências por elas vividas em seu meio social.
·         (1959) -  Promulgação da Declaração Universal dos Direitos da Criança.
1960 – 1970
·         “Projeto Head Start”
·         (1961) - Aprovada a Lei de Diretrizes e Bases da Educação.
1970 – 1980

·         (1980) - Cenário de grande mobilização em torno dos direitos das crianças e dos adolescentes, com ampla participação da sociedade civil, resultando em um novo ordenamento legal e em uma nova doutrina da infância, na qual a criança deixa de ser vista como objeto de tutela e passa a ser considerada sujeito de direitos, dentre eles a educação infantil.
1980 - 1990

·         (1988) - Fica estabelecido que as creches e pré-escolas fariam parte dos sistemas educacionais.
·         (1989) - Convenção Mundial dos Direitos  da Criança.
·          (1996) - Com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, a educação infantil começa a ser encarada como parte do sistema educacional brasileiro.
·         (1998) - Sai o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, que tinha o objetivo de orientar o trabalho das instituições destinadas a Educação Infantil.
1990 - 2000

  • (2001) - Aprovada, a Lei nº 10.172/2001 – Plano Nacional de Educação, que tem por objetivo principal estabelecer as metas para todos os níveis de ensino.






Fontes:


CARVALHO, Denise Maria de. Educação Infantil: História, contemporaneidade e Formação de Professores. Disponível em:
<http://www.sbhe.org.br/novo/congressos/cbhe2/pdfs/Tema3/3117.pdf>. Acesso em: 08 set. 2015.

OLIVEIRA, Zilma R. de (org.). Educação Infantil: fundamentos e métodos. 7ª ed. São Paulo: Cortez, 2011.

PASCHOAL, Jaqueline Delgado. A história da Educação Infantil no Brasil: avanços, retrocessos e desafios dessa modalidade educacional. In. Revista HISTEDBR On-line. Disponível em:
<http://www.histedbr.fae.unicamp.br/revista/edicoes/33/art05_33.pdf>. Acesso em: 08 set. 2015.

Site Direcional Educador.com. Disponível em:
<http://www.direcionaleducador.com.br/curso-livre-sequencia-didatica-na-educacao-infanti/a-sequencia-didatica-no-planejamento-da-rotina>. Acesso em: 08 set. 2015.


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