1.
Justificativa:
A brinquedoteca escolar deve
se efetivar como um espaço interessante que convida a criança ao brincar,
favorecendo o seu desenvolvimento, dispondo de brinquedos para todas as faixas
de idade presente na educação infantil (CUNHA, 2010)
Não se pode negar a
importância do brincar, dos brinquedos, dos jogos, para o desenvolvimento e a
aprendizagem da criança. Através das brincadeiras a criança desenvolve sua
coordenação motora, suas habilidades visuais e auditivas, seu raciocínio, sua
criatividade e inteligência. É brincando, que se começa entender os limites, as
regras, a conviver, a ganhar, a perder, a lidar com a separação, a crescer, a
ter autonomia.
Neste sentido a brinquedoteca
assume uma grande responsabilidade, pois é um espaço onde a criança passa a
vivenciar situações do seu cotidiano e a criar e desenvolver sua própria
personalidade, valores, ética e atitudes diante outras criança.
Nos dias atuais, com toda
modernidade e avanço tecnológico, as brincadeiras, brinquedos e jogos passaram a
ser todos virtuais. Com isso, as crianças deixam de se socializar, ter contato
com outras crianças, vivenciar experiências novas, ter contato com a tinta, com
o papel, a massinha, entre outros.
2.
Objetivo Geral:
Nosso principal objetivo é estabelecer uma forma
diversificada de compreensão do
desenvolvimento e aprendizagem da criança .
É fundamental que a brinquedoteca seja um espaço
atraente, colorido, desafiante, diferente, onde a criança possa estar realmente
brincando e aprendendo.
Nesse espaço reservado á ludicidade, é possível
avaliar a criança e o seu desenvolvimento através da observação diária,
socialização, iniciativa, linguagem, concentração, criatividade, motricidade,
entre outras habilidades.
Além de dar a oportunidade para que, brincando, as
crianças liberem sua capacidade de criar e de reinventar o mundo, de liberar
sua afetividade e de ter suas fantasias aceitas e favorecidas para que, através
do mundo mágico do faz-de-conta, possam explorar seus próprios limites .
No comportamento diário das crianças o brincar
é algo que se destaca como essencial para o desenvolvimento e
aprendizagem.Dessa forma, se quisermos conhecer bem, as crianças devemos
conhecer seus brinquedos e brincadeiras. (OLIVEIRA, 2000.)
3. Objetivos
específicos:
·
Ampliar as possibilidades expressivas nas brincadeiras, jogos e demais
situações de interação;
·
Desenvolver uma proposta (metodologia)
holística de trabalho junto às crianças, que receberão informações de áreas
multidisciplinares;
·
Produzir trabalhos de arte utilizando a
linguagem do desenho, da pintura, da colagem e da construção;
·
Participar de variadas situações de
comunicação oral;
·
Estimular a criatividade e a
sociabilidade das crianças;
·
Aumentar o repertório de brincadeira
infantil;
·
Participar de situações de
socialização;
·
Participar de jogos que sejam
trabalhados regras em grupos;
·
Construção de brinquedos
·
Registrar as diferentes formas de
brincar;
·
Oportunizar as crianças conhecerem
outros brinquedos, diferentes dos equipamentos modernos que fazem parte da
realidade deles.
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