sexta-feira, 27 de novembro de 2015

BRINQUEDOTECA E O ELEMENTO LÚDICO

1.   Justificativa:

A brinquedoteca escolar deve se efetivar como um espaço interessante que convida a criança ao brincar, favorecendo o seu desenvolvimento, dispondo de brinquedos para todas as faixas de idade presente na educação infantil (CUNHA, 2010)
Não se pode negar a importância do brincar, dos brinquedos, dos jogos, para o desenvolvimento e a aprendizagem da criança. Através das brincadeiras a criança desenvolve sua coordenação motora, suas habilidades visuais e auditivas, seu raciocínio, sua criatividade e inteligência. É brincando, que se começa entender os limites, as regras, a conviver, a ganhar, a perder, a lidar com a separação, a crescer, a ter autonomia.
Neste sentido a brinquedoteca assume uma grande responsabilidade, pois é um espaço onde a criança passa a vivenciar situações do seu cotidiano e a criar e desenvolver sua própria personalidade, valores, ética e atitudes diante outras criança.
Nos dias atuais, com toda modernidade e avanço tecnológico, as brincadeiras, brinquedos e jogos passaram a ser todos virtuais. Com isso, as crianças deixam de se socializar, ter contato com outras crianças, vivenciar experiências novas, ter contato com a tinta, com o papel, a massinha, entre outros.












2.   Objetivo Geral:

Nosso principal objetivo é estabelecer uma forma diversificada de compreensão  do desenvolvimento e aprendizagem da criança .
É fundamental que a brinquedoteca seja um espaço atraente, colorido, desafiante, diferente, onde a criança possa estar realmente brincando e aprendendo.
Nesse espaço reservado á ludicidade, é possível avaliar a criança e o seu desenvolvimento através da observação diária, socialização, iniciativa, linguagem, concentração, criatividade, motricidade, entre outras habilidades.
Além de dar a oportunidade para que, brincando, as crianças liberem sua capacidade de criar e de reinventar o mundo, de liberar sua afetividade e de ter suas fantasias aceitas e favorecidas para que, através do mundo mágico do faz-de-conta, possam explorar seus próprios limites .

No comportamento diário das crianças o brincar é algo que se destaca como essencial para o desenvolvimento e aprendizagem.Dessa forma, se quisermos conhecer bem, as crianças devemos conhecer seus brinquedos e brincadeiras. (OLIVEIRA, 2000.)


3.   Objetivos específicos:

·          Ampliar as possibilidades expressivas nas brincadeiras, jogos e demais situações de interação;
·         Desenvolver uma proposta (metodologia) holística de trabalho junto às crianças, que receberão informações de áreas multidisciplinares;
·         Produzir trabalhos de arte utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da colagem e da construção;
·         Participar de variadas situações de comunicação oral;
·         Estimular a criatividade e a sociabilidade das crianças;
·         Aumentar o repertório de brincadeira infantil;
·         Participar de situações de socialização;
·         Participar de jogos que sejam trabalhados regras em grupos;
·         Construção de brinquedos
·         Registrar as diferentes formas de brincar;
·         Oportunizar as crianças conhecerem outros brinquedos, diferentes dos equipamentos modernos que fazem parte da realidade deles. 




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