terça-feira, 18 de novembro de 2014

Entrevistas com Professoras

OBJETIVO

Realizar uma entrevista com uma professora que atua na educação no mínimo há 20 anos e com uma professora que foi recém-contratada.



ROTEIRO DE PERGUNTAS


1-      Como você prepara as suas aulas?

2-Quais são as suas expectativas quanto aos alunos?

3-      Como é feito o processo de avaliação?

4-      De que maneira o ensino fica mais significativo para os alunos?

5-      É evidente que a interação entre professor e aluno é um dos fatores mais importantes para o processo de ensino e aprendizagem. Você concorda?

6-      Qual é a sua definição para a expressão “Ser Pedagogo”?

7-      Em seus anos de profissão até os dias atuais, quais as maiores dificuldades que encontrou ao lecionar?

8-      A forma como organiza as atividades de ensino tendo em vista atingir objetivos do trabalho docente em relação a conteúdos específicos relacionados com a educação, ou seja, os métodos de ensino utilizados para a preparação do aluno são feitas por meio do ensino direto ou indireto? Qual considera mais importante?

9-      Qual a sua opinião a respeito da inclusão social no ambiente escolar?

10-      Qual a importância da opinião dos alunos?



ENTREVISTADA 1: PCOS , lecionando há 20 anos

1- As aulas são planejadas e preparadas com antecedência, sempre pensando em como deixar o conteúdo mais interessante e atraente para os alunos.

2- A expectativa é sempre boa, mas muitas vezes sou surpreendida, pois os alunos respondem melhor do que esperava.

3- A avaliação é contínua através da observação do processo e realização das atividades, mas temos também as avaliações formais, que no caso da instituição onde trabalho é qualitativa e não quantitativa. Após a avaliação revemos o que ainda não ficou assimilado pelo aluno.

4- O ensino fica mais significativo quando o aluno consegue se ver como parte integrante do processo e também enxerga a aplicabilidade  em seu dia-a-dia.

5- Totalmente, se a interação professor aluno não for boa a construção do conhecimento não se faz de forma efetiva. Também acredito que a relação de afetividade e confiança entre professor e aluno é muito importante para o processo de aprendizagem.

6- Ser pedagogo é participar do processo de aprendizagem e formação das pessoas.



7- A maior dificuldade é em relação ao tempo para elaborar atividades e preparar as aulas, pois temos que fazer isso fora do horário de trabalho.

8- Considero o ensino indireto mais importante porque os alunos devem ser protagonistas na construção do seu próprio conhecimento.

9- Eu acredito ser muito boa e importante para o incluído e também para os que passam a conviver com o mesmo, porém as instituições e profissionais ainda não estão preparados para tal inclusão como deveriam estar. Espero que nos próximos anos esse contexto mude.

10- A opinião do aluno é extremamente importante, porém o professor deve saber definir entre quando o aluno pode e deve opinar e quando a decisão deve ser tomada pelo professor.




ENTREVISTADA 2 : Patrícia, Lecionando há 3 anos.



1)      As aulas são preparadas tendo por base o plano de ensino do nível, as orientações que recebemos do sistema de ensino que o colégio adota e a nossa criatividade em buscar mais informações e rechear o conteúdo.

2)      Sempre as melhores! Sabemos que cada aluno é um ser individual e que cada um tem seu processo de aprendizagem, entretanto sempre esperamos que atendam as expectativas, caso isso não ocorra ajudamos sempre que for preciso.

3)      A avaliação é feita durante todo o ano letivo, vemos a avaliação como um processo e não uma folha em que damos determinada nota aos alunos.  Avaliamos os alunos em sua totalidade, contemplando as áreas de: Ciências Sociais e Naturais, Matemática, Linguagem Oral, Linguagem escrita, Artes e Movimento.

4)      A partir do momento em que trabalhamos com o lúdico atrelado ao conteúdo tudo fica mais fácil, significativo e prazeroso.

5)      Claro! No momento em que estamos interagindo não estamos somente brincando, conversando, mas sim ensinando, avaliando e compreendendo sua existência na totalidade. Também aprendemos muito com os nossos alunos: a pureza, a inocência, a verdade naquilo que estamos fazendo e o amor mais puro e verdadeiro.

6)      Ser pedagogo é ser professor, ser criativo, ser amante daquilo que faz ser pai, ser mãe, ser irmão, ser tia, ser bailarino, ser musicista, ser artista; é ser um ser humano completo e o melhor possível.

7)      As maiores dificuldades não são relacionadas aos alunos e aos conteúdos em si, mas sim as famílias. Problemas internos que refletem na criança dentro da sala de aula, tanto no aspecto emocional quanto no social.

8)      Trabalhamos com o ensino indireto, o qual considero o mais importante, pois este método melhora a criatividade, ajuda na resolução de problemas, avança no processo de aprendizagem através da investigação, promovendo uma compreensão em sua totalidade; embora ainda acredito que ambos possam ser vistos como métodos complementares.
9)      Fundamental! Essencial para o crescimento e desenvolvimento de todos do grupo. Uma troca extremamente positiva e imensurável; requer um trabalho minucioso, colaborativo e da entrega de todos.

10)   Essencial, é preciso ouvir nossos alunos para saber onde precisamos melhorar qual a maior facilidade, a maior dificuldade, o que foi legal e o que poderia ter sido melhor; assim refletimos nossa pratica para que consigamos alcançar voos mais altos e melhorar a qualidade do nosso trabalho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário