OBJETIVO
Realizar uma entrevista com uma professora que atua na educação no mínimo há 20 anos e com uma professora que foi recém-contratada.
ROTEIRO DE PERGUNTAS
1-
Como
você prepara as suas aulas?
2-Quais são as suas expectativas
quanto aos alunos?
3- Como é feito o processo de avaliação?
4-
De que maneira o ensino fica mais significativo para os
alunos?
5-
É evidente que a interação entre professor e aluno é um
dos fatores mais importantes para o processo de ensino e aprendizagem. Você
concorda?
6-
Qual é a sua definição para a expressão “Ser Pedagogo”?
7-
Em seus anos de profissão até os dias atuais, quais as
maiores dificuldades que encontrou ao lecionar?
8- A forma como organiza as atividades de ensino tendo
em vista atingir objetivos do trabalho docente em relação a conteúdos
específicos relacionados com a educação, ou seja, os métodos de ensino
utilizados para a preparação do aluno são feitas por meio do ensino direto ou
indireto? Qual considera mais importante?
9- Qual a sua opinião a respeito da inclusão social no
ambiente escolar?
10- Qual a importância da opinião dos alunos?
ENTREVISTADA 1: PCOS , lecionando há 20 anos
1- As aulas são
planejadas e preparadas com antecedência, sempre pensando em como deixar o
conteúdo mais interessante e atraente para os alunos.
2- A expectativa é
sempre boa, mas muitas vezes sou surpreendida, pois os alunos respondem melhor
do que esperava.
3- A avaliação é
contínua através da observação do processo e realização das atividades, mas
temos também as avaliações formais, que no caso da instituição onde trabalho é
qualitativa e não quantitativa. Após a avaliação revemos o que ainda não ficou
assimilado pelo aluno.
4- O ensino fica mais significativo quando o aluno consegue
se ver como parte integrante do processo e também enxerga a aplicabilidade em seu dia-a-dia.
5- Totalmente, se a interação professor aluno não for boa a
construção do conhecimento não se faz de forma efetiva. Também acredito que a
relação de afetividade e confiança entre professor e aluno é muito importante
para o processo de aprendizagem.
6- Ser pedagogo é participar do processo de
aprendizagem e formação das pessoas.
7- A maior dificuldade é em relação ao tempo para elaborar
atividades e preparar as aulas, pois temos que fazer isso fora do horário de
trabalho.
8- Considero
o ensino indireto mais importante porque os alunos devem ser protagonistas na
construção do seu próprio conhecimento.
9- Eu acredito ser muito boa e importante para o incluído e
também para os que passam a conviver com o mesmo, porém as instituições e
profissionais ainda não estão preparados para tal inclusão como deveriam estar.
Espero que nos próximos anos esse contexto mude.
10- A opinião do aluno é extremamente importante, porém o
professor deve saber definir entre quando o aluno pode e deve opinar e quando a
decisão deve ser tomada pelo professor.
ENTREVISTADA 2 : Patrícia, Lecionando há 3 anos.
1) As
aulas são preparadas tendo por base o plano de ensino do nível, as orientações
que recebemos do sistema de ensino que o colégio adota e a nossa criatividade
em buscar mais informações e rechear o conteúdo.
2) Sempre
as melhores! Sabemos que cada aluno é um ser individual e que cada um tem seu
processo de aprendizagem, entretanto sempre esperamos que atendam as expectativas,
caso isso não ocorra ajudamos sempre que for preciso.
3) A
avaliação é feita durante todo o ano letivo, vemos a avaliação como um processo
e não uma folha em que damos determinada nota aos alunos. Avaliamos os alunos em sua totalidade,
contemplando as áreas de: Ciências Sociais e Naturais, Matemática, Linguagem
Oral, Linguagem escrita, Artes e Movimento.
4) A
partir do momento em que trabalhamos com o lúdico atrelado ao conteúdo tudo
fica mais fácil, significativo e prazeroso.
5) Claro!
No momento em que estamos interagindo não estamos somente brincando,
conversando, mas sim ensinando, avaliando e compreendendo sua existência na
totalidade. Também aprendemos muito com os nossos alunos: a pureza, a inocência,
a verdade naquilo que estamos fazendo e o amor mais puro e verdadeiro.
6) Ser
pedagogo é ser professor, ser criativo, ser amante daquilo que faz ser pai, ser
mãe, ser irmão, ser tia, ser bailarino, ser musicista, ser artista; é ser um
ser humano completo e o melhor possível.
7) As
maiores dificuldades não são relacionadas aos alunos e aos conteúdos em si, mas
sim as famílias. Problemas internos que refletem na criança dentro da sala de
aula, tanto no aspecto emocional quanto no social.
8) Trabalhamos
com o ensino indireto, o qual considero o mais importante, pois este método
melhora a criatividade, ajuda na resolução de problemas, avança no processo de
aprendizagem através da investigação, promovendo uma compreensão em sua
totalidade; embora ainda acredito que ambos possam ser vistos como métodos
complementares.
9) Fundamental!
Essencial para o crescimento e desenvolvimento de todos do grupo. Uma troca extremamente
positiva e imensurável; requer um trabalho minucioso, colaborativo e da entrega
de todos.
10) Essencial,
é preciso ouvir nossos alunos para saber onde precisamos melhorar qual a maior
facilidade, a maior dificuldade, o que foi legal e o que poderia ter sido
melhor; assim refletimos nossa pratica para que consigamos alcançar voos mais
altos e melhorar a qualidade do nosso trabalho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário