PROJETO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
RESGATE
DOS JOGOS E DAS BRINCADEIRAS TRADICIONAIS DA INFÂNCIA
Brincar
com criança não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem
escolas, mais triste é vê-los sentados enfileirados, em salas sem ar, com
exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem.
(Carlos Drummond de Andrade)
Brincadeiras e jogos, antes vivenciados por nossos
pais e avós, estão cada vez mais sendo esquecidos, tornando-se atividades
desconhecidas pelas crianças que convivemos.
Este projeto baseia-se no entendimento de que um
ponto crucial para o ensino é o de propiciar propostas de trabalho em que os
alunos possam ter acesso aos jogos e brincadeiras tradicionais da infância, compreender
os conceitos, os processos a serem dinamizadas no interior da ação pedagógica.
As propostas de trabalho serão de situações de
aprendizagem, de mediação e de orientação do professor para que o aluno possa agir,
observar, relacionar aspectos, estabelecer relações e atribuir significados.
Objetivos
- Atender aos objetivos relativos às “Práticas Pedagógicas”,
propostos pelo Projeto Político Pedagógico da Faculdade.
- Aprofundar as questões
inerentes às dimensões do processo didático - ensinar, aprender e avaliar.
- Oportunizar a construção
de conhecimentos didático-pedagógicos estabelecendo um diálogo entre a
formação e a docência.
- Propor ações, visando
complementar o trabalho realizado em sala de aula.
- Despertar, nos alunos
participantes do projeto, o prazer em ensinar e em aprender.
Objetivo
específico
·
Este trabalho objetiva construir encaminhamentos
didático-metodológicos com base numa produção didática a ser aplicada na
Brinquedoteca, sobre os jogos e as brincadeiras tradicionais da infância.
Desenvolvimento
Elaborar uma coletânea dos jogos e as brincadeiras
tradicionais da infância
Avaliação
Encontros entre os professores e alunas do Curso de
Pedagogia responsáveis pelos projeto Projeto de Resgate dos jogos e das
brincadeiras tradicionais da infância, possibilitando a troca de informações
sobre o desenvolvimento e aplicação do projeto.
- Na sala de aula que
avanços o professor tem percebido?
- Os alunos estão
interessados nas atividades desenvolvidas no projeto?
- Como tem sido a freqüência
dos alunos no projeto?
- O que professor da sala,
alunos responsáveis pelo projeto, orientadores, podem fazer para melhorar
o projeto?
PROJETO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
RESGATE DOS
JOGOS E BRINCADEIRAS TRADICIONAIS DA
INFÂNCIA
ENCONTROS DE
ORIENTAÇÃO
Nome
do Aluno: _____________________________________
R.A.: _____________
Nome
do Aluno: _____________________________________
R.A.: _____________
Data
|
Tema/Assinatura do Professor
Orientador
|
1º
semestre 2015
|
Confecção da
Coletânea
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24/06/2015
às 19:10h
|
Entrega da Coletânea
|
AVALIAÇÃO
( )
Suficiente
( )
Insuficiente
Valinhos,
24 de junho do de 2015
_________________________________________________
Profª Orientadora Ms
Ynayah S. de A. Teixeira
PROJETO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
RESGATE DOS
JOGOS E BRINCADEIRAS TRADICIONAIS DA INFÂNCIA
COLETÂNEA
-Corrida De Saco
-Bambolê
-Amarelinha
-Pega- Pega
-Esconde-Esconde
-Morto-Vivo
-Mimica
-Caça Tesouro
-Peteca
-Bolinha de Gude
-Queimada
-Palitinhos
-Estilingue
-Ciranda Cirandinha
-Telefone sem Fio
-Faz De Conta
-Casinha
-Passa Anel
-Pião
-Pipa
-Cobra Cega
-Gato Mia
-Pular Corda
-Passa Anel
PROJETO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
RESGATE DOS
JOGOS E BRINCADEIRAS TRADICIONAIS DA INFÂNCIA
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Com o passar dos anos
o índice de sedentarismo e a taxa de obesidade tem aumentado gradativamente em todo
o mundo, hoje em dia as crianças não sabem mais brincar ou imaginar.
Um grande responsável
por esse acontecimento é a sociedade em que vivemos , cada vez mais
industrializada e norteada pelo capitalismo acelerado. Com o avanço tecnológico
e com vários recursos impostos (tabletes, smartphones, videogames,
computadores, etc.) as crianças deixaram de se movimentar e descobrir a
essência das brincadeiras.
Muitas brincadeiras antes conhecidas no passado têm gradativamente perdido o seu valor, pular corda, cobra-cega, pega-pega, esconde-esconde, etc. acabaram esquecidas e as crianças do século XXI, por conta desta tecnologia tem perdido o interesse e o conhecimento por elas.
Diante disso é de extrema importância
que a escola e a família resgatem os jogos e as brincadeiras tradicionais.
O Brincar
possibilita o resgate de valores sociais essenciais, é uma forma de comunicação
entre as gerações, um instrumento de aprendizagem e de valorização do
patrimônio lúdico-cultural em diferentes contextos.
Por meio
das brincadeiras podemos compreender a cultura de um povo, e é brincando que a
criança começa a ter contato com o mundo a sua volta (KISHIMOTO 2006).
A proposta é resgatar
estas e outras brincadeiras com o auxílio da escola ( Professores, coordenadores ,
métodos pedagógicos , etc.) para que não caiam no esquecimento e que sejam
ainda referência no aprendizado desta e de gerações futuras.
PROJETO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
RESGATE DOS
JOGOS E BRINCADEIRAS TRADICIONAIS DA INFÂNCIA
BIBLIOGRAFIA
http://www.efdeportes.com/efd151/brincadeiras-tradicionais-em-programas-intergeracionais.htm
( Acesso em
22/06/2015 10:24)
http://www.unesp.br/prograd/PDFNE2006/artigos/capitulo1/resgatarobrincar.pdf. ( Acesso em 22/06/2015 10:45)
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