segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Projeto de Práticas Pedagógicas Brinquedoteca: resgate dos jogos e das brincadeiras tradicionais da infância



PROJETO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

RESGATE DOS JOGOS E DAS BRINCADEIRAS TRADICIONAIS DA INFÂNCIA

Brincar com criança não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escolas, mais triste é vê-los sentados enfileirados, em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem.
(Carlos Drummond de Andrade)


Brincadeiras e jogos, antes vivenciados por nossos pais e avós, estão cada vez mais sendo esquecidos, tornando-se atividades desconhecidas pelas crianças que convivemos.
Este projeto baseia-se no entendimento de que um ponto crucial para o ensino é o de propiciar propostas de trabalho em que os alunos possam ter acesso aos jogos e brincadeiras tradicionais da infância, compreender os conceitos, os processos a serem dinamizadas no interior da ação pedagógica.
As propostas de trabalho serão de situações de aprendizagem, de mediação e de orientação do professor para que o aluno possa agir, observar, relacionar aspectos, estabelecer relações e atribuir significados.

Objetivos

  • Atender aos objetivos relativos às “Práticas Pedagógicas”, propostos pelo Projeto Político Pedagógico da Faculdade.
  • Aprofundar as questões inerentes às dimensões do processo didático - ensinar, aprender e avaliar.
  • Oportunizar a construção de conhecimentos didático-pedagógicos estabelecendo um diálogo entre a formação e a docência.
  • Propor ações, visando complementar o trabalho realizado em sala de aula.
  • Despertar, nos alunos participantes do projeto, o prazer em ensinar e em aprender.

Objetivo específico
·                    Este trabalho objetiva construir encaminhamentos didático-metodológicos com base numa produção didática a ser aplicada na Brinquedoteca, sobre os jogos e as brincadeiras tradicionais da infância.

Desenvolvimento
Elaborar uma coletânea dos jogos e as brincadeiras tradicionais da infância

Avaliação

Encontros entre os professores e alunas do Curso de Pedagogia responsáveis pelos projeto Projeto de Resgate dos jogos e das brincadeiras tradicionais da infância, possibilitando a troca de informações sobre o desenvolvimento e aplicação do projeto.

  • Na sala de aula que avanços o professor tem percebido?
  • Os alunos estão interessados nas atividades desenvolvidas no projeto?
  • Como tem sido a freqüência dos alunos no projeto?
  • O que professor da sala, alunos responsáveis pelo projeto, orientadores, podem fazer para melhorar o projeto?









PROJETO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

RESGATE DOS JOGOS E BRINCADEIRAS TRADICIONAIS  DA INFÂNCIA

ENCONTROS DE ORIENTAÇÃO



Nome do Aluno: _____________________________________ R.A.:  _____________ 
Nome do Aluno: _____________________________________ R.A.:  _____________


Data
Tema/Assinatura do Professor Orientador
1º semestre 2015
Confecção da Coletânea
24/06/2015
 às 19:10h
Entrega da Coletânea


AVALIAÇÃO

(     )   Suficiente

(     )   Insuficiente


Valinhos, 24 de junho do de 2015 




_________________________________________________
Profª Orientadora Ms Ynayah S. de A. Teixeira                                      
               

PROJETO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

RESGATE DOS JOGOS E BRINCADEIRAS TRADICIONAIS DA INFÂNCIA




COLETÂNEA


-Corrida De Saco
-Bambolê
-Amarelinha
-Pega- Pega
-Esconde-Esconde
-Morto-Vivo
-Mimica
-Caça Tesouro
-Peteca
-Bolinha de Gude
-Queimada
-Palitinhos
-Estilingue
-Ciranda Cirandinha
-Telefone sem Fio
-Faz De Conta
-Casinha
-Passa Anel
-Pião
-Pipa
-Cobra Cega
-Gato Mia
-Pular Corda
-Passa Anel





PROJETO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

RESGATE DOS JOGOS E BRINCADEIRAS TRADICIONAIS DA INFÂNCIA



CONSIDERAÇÕES FINAIS





Com o passar dos anos o índice de sedentarismo e a taxa de obesidade tem aumentado gradativamente em todo o mundo, hoje em dia as crianças não sabem mais brincar ou imaginar.
Um grande responsável por esse acontecimento é a sociedade em que vivemos , cada vez mais industrializada e norteada pelo capitalismo acelerado. Com o avanço tecnológico e com vários recursos impostos (tabletes, smartphones, videogames, computadores, etc.) as crianças deixaram de se movimentar e descobrir a essência das brincadeiras.

Muitas brincadeiras antes conhecidas no passado têm gradativamente perdido o seu valor, pular corda, cobra-cega, pega-pega, esconde-esconde, etc. acabaram esquecidas e as crianças do século XXI, por conta desta tecnologia tem perdido o interesse e o conhecimento por elas.
Diante disso é de extrema importância que a escola e a família resgatem os jogos e as brincadeiras tradicionais.
 O Brincar possibilita o resgate de valores sociais essenciais, é uma forma de comunicação entre as gerações, um instrumento de aprendizagem e de valorização do patrimônio lúdico-cultural em diferentes contextos.
Por meio das brincadeiras podemos compreender a cultura de um povo, e é brincando que a criança começa a ter contato com o mundo a sua volta (KISHIMOTO 2006).
A proposta é resgatar estas e outras brincadeiras com o auxílio da escola          ( Professores, coordenadores , métodos pedagógicos , etc.) para que não caiam no esquecimento e que sejam ainda referência no aprendizado desta e de gerações futuras.

PROJETO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

RESGATE DOS JOGOS E BRINCADEIRAS TRADICIONAIS DA INFÂNCIA



BIBLIOGRAFIA






Nenhum comentário:

Postar um comentário